sexta-feira, 12 de setembro de 2008

POBRE HOMEM-MENDIGO

(21/07/01)


Eu ví o homem-mendigo.
Digo, eu ví o homem.

O homem vinha vindo olhando pro chão, pensando não ser digno.
Um ser tão digno quanto digno me digo ser.
O homem vinha.
E vinha trazendo trapos e migalhas. Sujas lembranças do que o tornou mendigo um dia.
Pobre homem.
Tão diferente do que digo pra mim mesmo eu ser.
Tão igual a mim na forma, aparência, necessidades...

Passou por mim o homem sem sequer notar que eu vinha. Será que ele não me viu ?
Ele olhava pro chão (e eu estava no mesmo chão).
Será que me considerou tão inferior que nem dirigiu o olhar na minha direção ?
Ele faz parte de um todo. Faz parte da criação e é importante como eu devo ser.
Mas ele não entende assim.
De tanto apanhar, já não chora. De tanto perder já não tenta...
Desistiu e virou mendigo esse homem.
Digo, esse homem-mendigo.

Pobre mendigo.
Pobre eu.