sábado, 16 de agosto de 2008

TROCANDO o ÓLEO



Saul Teixeira, é piloto de competição, colecionador de raros e belos carros antigos, e proprietário da Brilho Rodas, e aproveita este espaço para nos dar algumas dicas sobre troca de óleo para manter o motor sempre sadio.
"Toda vez que você for trocar o óleo do carro, tenha em mente alguns fatores:"
1- Utilizar sempre óleo com a especificação do fabricante do seu veículo (ou superior).
2- Trocar o óleo com menos quilometragem do que a máxima indicada no manual do seu veículo. Lembre-se que por ser a máxima, deverá ser o limite da troca e não o prazo normal. Procure a indicação mínima de quilometragem e, se não houver, acostume-se a trocar a 2/3 do prazo máximo (por exemplo, se for recomendado no máximo a cada 6.000Km, troque com 4.000Km). Fazendo assim, você terá motor conservado por mais tempo. Não "estique o prazo" da troca. Não vai compensar.
3- Troque também o filtro de óleo a cada troca de óleo. Saiba que costuma ficar no filtro de óleo cerca de 1/4L do produto antigo, mesmo quando se deixa escorrer todo óleo, e o óleo velho que fica, rapidamente vai "contaminar" o novo que você estará colocando.
4- Outras recomendações também são importantes: A) Completar o óleo, não substitui a troca quando chega a hora certa de trocar o óleo. B) Ao ligar o carro pela manhã ou quando estiver algumas horas parado, deixe o motor funcionar por pelo menos 30 segundos (o ideal é mais que isso), para que o óleo atinja uma temperatura boa de lubrificação e tenha chegado a todas as partes do motor. Acelerar o carro com o motor sem lubrificação, danifica muito. Nos primeiros quilômetros, não dê alta rotação no motor.
5- Alguns fabricantes recomendam a substituição do óleo da caixa de marchas com certa quilometragem. Quando não houver esta recomendação, troque entre 30.000 e 50.000Km."

brilhorodas.com.br

Brigadão, Saul!