sábado, 23 de agosto de 2008

PARECE COISA DE CINEMA...

brazil2031.blogspot.com/
Publicado em 2003 no site http://www.autoracing.com.br/

Parece mesmo coisa de cinema. No último sábado (18) quebrei o motor na 3ª volta da 1ª bateria, por superaquecimento (havia largado em último sem treino cronometrado pois o motor se recusava a "dar pressão de óleo"). Na corrida, eu "BURRIEI" e não parei o carro que estava sem a correia da bomba.
Fiquei conformado e triste de não poder largar no domingo.
... Mas... Quase ao chegar em casa, ainda na Ponte Rio-Niterói, o Afonso (dono do "meu" carro) chefe da minha equipe, tocou o celular dizendo:
"- Cisco, (é assim que meus amigos me chamam) avisa ao engenheiro prá chegar às 7:00, que o Marquinhos(o maior preparador do Rio) vai arranjar um motor prá nós!"
Quase não pude responder. Eu ria muito com aquela notícia, de tão contente q fiquei. Novamente estaria competindo, e isso seria fantárdico (copyright Tiririca). Pela manhã as coisas não foram tão simples. Só consegui levar 1 mecânico, e o motor só foi ligado pouquíssimos minutos antes da volta de apresentação da SEGUNDA BATERIA !
Fazer o quê?!... Lá fomos nós alinhar no último lugar do grid, aquele lugar onde o fotógrafo de eventos esportivos fica desanimado de ir .
Tudo bem. Graças a Deus estou competindo.
Na volta de apresentação, uma triste constatação. Estou sem a 5ª marcha. Tudo bem. Ainda tenho as 4 que sobraram.
Largada. Bela largada. Minhas preces foram ouvidas. Passei um, passei dois, passei três e na freada da 1ª curva em diante, fiquei emparelhado pelo lado de fora com outro que seria o 4ºa ser ultrapassado antes da 2ª curva. 'Brigado Paizão (Deus), tá beleza!
No retão... 'Tadinho do motor do Marquinhos como sofreu, pedindo a 5ª marcha (mas resistiu bravamente por 11 voltas chegando a 7.300 RPM no final do retão). Algumas ultrapassagens aconteceram. Eu sobre outros e outros sobre mim (fez muita falta a 5ª). Faltando 2 voltas para o final, a diferença que abrí para o próximo carro da minha categoria era tanta (quase uma reta), que pensei em poupar o motor no retão. Seria um grande erro por dois motivos:
A- Na última volta, faltando 2 curvas, o carro que estava à minha frente estava saindo da grama e eu pude grudar na traseira dele para tentar um vácuo na chegada e quem sabe até ultrapassá-lo.
B- O calor produzido por um empeno no escapamento, derreteu TODAS as buchas do trambulador, fazendo com que eu entrasse em "ponto morto" justamente na ÚLTIMA CURVA DA ÚLTIMA VOLTA e começasse a pendular por falta de tração. Fiz a curva em zig-zag utilizando a grama de um lado e a grama do outro lado (quase o tempo todo em 90º em relação à pista) consertando a trajetória o tempo todo e o carro à minha frente foi indo embora... Passei sob a bandeira quadriculada (em ponto morto), pulando no banco do carro no desespero de impulssioná-lo como se faz no Kart, mesmo sabendo que estava preso ao banco, o que me rendeu apenas dores musculares extras...
Mas cheguei. Cheguei em 6º na Categoria Light, à frente de alguns experientes pilotos a quem tenho o maior respeito. MAS CHEGUEI. Valeu Paizão (Deus)! Valeu Marquinhos! Valeu Afonso! Valeu Galera, meus amigos, meus colegas pilotos, e tudo-e-todos! 6º lugar com sabor de vitória. Por alguns segundos cheguei a ouvir a introdução do Tema da Vitória ... Plim... era apenas ilusão, o ruído era do "meu" motor e dos motores que passavam, que para mim soam como a mais perfeita música, quase um Led Zeppelin, enquanto eu estava alí inerte, parado na grama:
Sem tração, sem marcha, suado, sedento, dolorido, queimado na perna, duro, gordo,velho, feio ... Mas o cara mais feliz de todas as galáxias!...

Parece ou não parece coisa de cinema ?...