sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

DAVI & GOLIAS Versão 2009

Conta a História, que numa cidade muito longe daqui, vivia um cara chamado Francisco que passou a ser conhecido como Davi. Ele não era o mais forte, nem mesmo o mais vistoso daquelas redondezas. Tão obscurecido, que pouca gente sabia da sua existência.
Não gostava de aparecer, preferia estar quieto para não chamar atenção. Este era o seu modo de vida.
Todo dia, ele mentalmente treinava pontaria com sua “atiradeira” de pedras. Os alvos eram virtuais, pois atirava em Injustiças; Explorações; Desonestidades...
Um belo dia apareceu na sua cidadezinha um gigante. Ele era enorme e contava com um exército muito numeroso, formado por gananciosos profissionais. Esses gananciosos eram subdivididos em patentes, entre as funções deles estavam: mentir ; fazer propagandas enganosas; ludibriar; constranger; enfim, faziam “qualquer negócio” para tirar proveito através de lucros lícitos e ilícitos dos clientes deles. Esse Golias era um banco. Só que esse banco não era virtual nem imaginário, ao contrário, esse banco é bem Real.
Sem suspeitar que Golias por trás daquela forte imagem de solidez, procurava arrasar psicologicamente e tomar os bens dos seus clientes, Davi foi à casa de Golias pedir um empréstimo. Nada muito vultoso, apenas 5.000 dinheiros (algo em torno de 250 ovelhas). A atendente combinou então a taxa, o valor da prestação, enfim cada detalhe do empréstimo. Davi ficou contente, pois o dinheiro seria para seu sogro comprar uma velha carroça usada que muito lhe serviria.
Por não gostar de desonestidades e sempre estar com um “pé atrás” (como se dizia naquela época), Davi perguntou à moça, se porventura estariam todas as taxas e impostos incluídos na prestação, pois não gostaria de ser surpreendido com “taxas extras” ou vendas casadas de seguro, por exemplo. Ao que a moça respondeu, afirmativamente, ou seja, não apareceriam despesas extras, pois tudo havia sido incluído, inclusive o imposto sobre ovelhas fornecidas, o IOF.
A vida seguia normal para o Francisco (que também é chamado hoje em dia de Davi), até o momento que verificou o depósito do valor depositado pelos assessores de Golias... Faltavam 181,70 dinheiros!!
Davi correu para o banco, onde foi atendido por um gerente de arrancar dinheiros, o Roube Son. Este gerente informou que era a taxa de seguro, que havia sido descontada de uma só vez.
Seguro? Que seguro? Eu perguntei à vendedora de empréstimos se haveria alguma taxa por fora e ela me garantiu que não, aliás, o disk fone do banco me informou que o seguro é opcional, exclamou Davi com bastante ira. Pelo que o gerente respondeu: “Não posso fazer nada, seu trouxa!” No dia seguinte, Roube Son telefonou e ofereceu um empréstimozinho de 200 dinheiros para o Davi quebrar o galho da despesa, o qual é claro o Davi rejeitou.
Desde então, o pequeno Davi vem lutando contra esse gigante Real. Gravou reclamação na Ouvidoria, protestou!... Um dia começou a receber telefonemas seguidos de cada gerente e da própria Ouvidoria do Real. Eles tinham o mesmo discurso: admitiam que houve erro, e que estavam pedindo desculpas, e diziam ainda que não queriam ver nenhum cliente tristinho.
Isso para alguém que sempre lutou contra as canalhices e desonestidades, era pior do que ter sua mãe xingada! Revoltado, Davi respondia a cada um que ligava, que não aceitaria as desculpas se elas não viessem acompanhadas da devolução do dinheiro roubado da sua conta.
Até ao Banco Central Davi fez queixa. E aí, as coisas começaram a mudar. O representante máximo de Golias naquela agência de banco, ligou pro Davi perguntando se ele sabia que internamente o banco possuía um mecanismo que estava estudando o caso, e que o seu dinheiro estaria sendo devolvido em dois dias?... Surpresa, Davi! Milagres acontecem!
Hoje os 181,70 dinheiros estão depositados de volta na conta de onde foram roubados e Davi está discutindo os termos do recibo de quitação, pois mais uma vez Golias está tentando levar uma pedrada na testa, porque quer que Davi assine um documento que é contra ele e a favor do Banco Real.
Vamos ver como esta história terminará. Mas, Golias já tomou a 1ª pedrada na testa e está sangrando. Agora, ao gritar contra os mais fracos, já não tem tanta força. E Davi, digo Francisco, está mais confiante de que um dia, as coisas e pessoas erradas vão cair.
Por enquanto, vamos treinando pontaria com nossas pedrinhas...